de 107
ver todos

Restaurante Terra

de 107
ver todos

Restaurante vegetariano situado perto do Jardim do Príncipe Real, de ambiente muito agradável, onde se destaca uma aprazível e recatada esplanada interior. A maior parte das refeições são confeccionadas com ingredientes de agricultura biológica e apresenta sugestões vegetarianas de versões de sabores tradicionais portugueses, como a caldeirada ou o cozido. Foi seleccionado como um dos 50 melhores restaurantes da cidade no concurso gastronómico Lisboa à prova. Existe desde 2004.

Ambiente e decoração: Espaço muito agradável com mobiliário tradicional português em madeira de castanho e decoração com peças de artesanato de diversas partes do mundo.
Dia(s) de Encerramento: Segundas
Especialidades: Seitã à Brás; Seitã à Gomes de Sá; "Lombo" de seitã no forno; Açorda de batata; Lasanhas vegetarianas; Almondêgas de soja; Saladas diversas; Sushi; Caril; Kebabs. Doces: Gelados artesanais vegan.
Horário de Encerramento: 22:30
Lotação: 88
Necessidade de reserva: Aconselhável
Observações: De terça a sexta-feira, das 19.30 às 24.00h, a cozinha fecha às 22:30h. Sábados e domingos, das 12: 30 às 15.30h, a cozinha fecha às 15.00 e das 19:30 às 24: 00, a cozinha fecha às 22.30.
Preço Médio: 18.00
Serviços: Take-away; Esplanada aquecida
Tipo de Restaurante: Vegetariana
Horário de Funcionamento: Das 12:30 às 15:30 e das 19:30 às 22:30.
Área para fumadores: Não Fumadores
Morada: Rua da Palmeira 15 Príncipe Real
Código Postal: 1200 311 LISBOA
Tel: 213421407
E-mail: teresa@restauranteterra.pt
Site: www.restauranteterra.pt
Distrito: Lisboa
Concelho: Lisboa
Freguesia: Mercês

Restaurante Terra - Lisboa


Um vegetariano mesmo para quem gosta de carne.


Paula Oliveira Silva

Em Portugal, dizem os amantes de um bom naco de carne que não é o peixe que puxa a carroça. Mas os russos, com a sabedoria que lhes deve vir do frio contrapõem em provérbio que também não é o cavalo que a puxa... mas sim a aveia. E agora?

Hoje em dia, é perfeitamente possível um vegetariano viver sem restrições. Uma prova cabal do que afirmamos é o Restaurante Terra. Não serve carne nem peixe mas confecciona primorosamente vegetais, cereais e leguminosas, alimentos da terra.

Longe vão os tempos em que a cozinha vegetariana não tinha um sabor agradável por falta de condimentos ou de sabedoria do cozinheiro. Neste campo também o Terra é um bom exemplo com versões vegetarianas de sabores tradicionais. O seitan pode ser à Brás ou até à Gomes de Sá, a Açorda de Batata, as Almôndegas de Soja, a Caldeirada, o Cozido... Sugestões do buffet que variam diariamente, do almoço para o jantar mas que se preocupam com uma dieta saudável.

São cerca de 10 pratos quentes sem contar com a variedade de saladas e outras sugestões frias. Prova-se de tudo, mas repete-se apenas o que mais se gosta. Assim dá gosto.

Qualidade e frescura são duas premissas de sucesso. Os produtos confeccionados têm o selo da agricultura biológica. Não são só os vegetais, cereais, as leguminosas, o sal. É o caso do chá e café, dos refrigerantes, do vinho, do uísque e até do espumante. Na hora da decisão arrisque e aventure-se por paladares nada comuns como o sumo de gengibre com lima e especiarias. Caso tenha acertado no gosto não vai querer outra coisa. O segredo é a esplanada recatada de acesso apenas pelo interior e que fica nas traseiras. Árvores à volta, uma fonte que deita água no seu breve murmurinho e a treliça de madeira a toda a volta a garantir a privacidade. Madeira de florestas controladas, nem outra coisa se poderia supor de quem se preocupa com o ambiente e só utiliza materiais reciclados e recicláveis.

Na pequena loja pode escolher ainda artigos de artesanato de comércio justo, incenso, chás, sabonetes artesanais. Coisas boas para nós e para a casa.

2005-01-04
Seja o primeiro a avaliar
Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora