de 18
ver todos

Restaurante Casa Velha

de 18
ver todos

Na pitoresca localidade de Cacela, um bom restaurante de mariscos e grelhados. A feijoada de lingueirão é especialidade da casa.

Dia(s) de Encerramento: Segundas
Especialidades: Arroz de Lingueirão, Cataplanas, Ensopado de enguias, Choquinhos Fritos, Bacalhau à Lagareiro, Mariscos
Estacionamento: Sim
Horário de Encerramento: 22:00
Lotação: 120
Necessidade de reserva: Não aceita reservas
Observações: Em julho e agosto não há reservas.
Período de Férias: Janeiro
Preço Médio: 20.00
Tipo de Restaurante: Portuguesa, Peixe e Marisco
Horário de Funcionamento: De terça a domingo das 12:00 às 15:00 e das 19:00 às 22:00.
Acessibilidade de deficientes motores: Acessibilidade fácil
Morada: Cacela Velha
Código Postal: 8900 019 VILA NOVA DE CACELA
Tel: 281952297
Site: www.facebook.com/restaurantecasavelha.cacelavelha
Distrito: Faro
Concelho: Vila Real de Santo António
Freguesia: Vila Nova de Cacela

Restaurante Casa Velha - Vila Real de Santo António


Uma pérola em Cacela


Nelson Jerónimo Rodrigues

Situado numa casa secular à entrada de Cacela Velha, há mais de 26 anos que este restaurante dá a provar o melhor da ria e do oceano. Sem luxos ou grandes mordomias, faz do peixe fresco e do marisco o grande tesouro, com destaque para as ostras apanhadas ali bem perto. No verão, passa de ilustre desconhecido a local de peregrinação, tantos são os crentes nos seus pitéus algarvios.

Construída no final do século XIII, as memórias desta casa perdem-se no tempo mas ajudam a explicar o nome de um dos mais antigos restaurante de Cacela Velha, inaugurado em 1986. Na altura, os visitantes da aldeia já se perdiam de amores por este recanto junto à ria Formosa, mas quando chegava a hora das refeições eram obrigados a procurar outras paragens porque apenas havia uma pequena casa de mariscos.

Nascidos e criados por lá, os atuais proprietários decidiram então remodelar a casa de família e aproveitá-la para dar a provar a gastronomia da região. O primeiro espaço, mais pequeno que o atual, estava situado no primeiro andar, e rapidamente fez sucesso.

Quando o restaurante fez 20 anos passou para o piso térreo e aumentou significativamente a lotação, sobretudo graças a uma esplanada para 80 pessoas (para lá de um portão rodeado de buganvílias) que faz as delícias dos clientes nos dias mais quentes.

Ambiente familiar… com sogras à mistura

Junto à esplanada fica a sala interior, onde só as vigas em madeira do teto fazem lembrar a antiguidade da casa. O chão e parte das paredes são em pedra (recente), enquanto a restante está pintada em branco e amarelo, cores que também sobressaem nas toalhas das mesas, juntamente com o azul.

Na decoração destacam-se várias fotografias aéreas de Cacela Velha e um canto mais humorado com quadros e azulejos dedicados às sogras. Já os candeeiros a meia luz oferecem uma tom acolhedor que complementa o ambiente familiar do restaurante, gerido por dois irmãos (José e Joaquim Garcia) e uma cunhada (Margarida Garcia).

Enquanto José coordena o atendimento à mesa, os outros dois estão à frente da cozinha e põem em prática os truques culinários que aprenderam nas gerações antigas da família, sobretudo as técnicas de preparar o marisco e os bivalves da ria Formosa, apanhados desde sempre ali a dois passos.

2013-01-28
Seja o primeiro a avaliar
Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora