de 33
ver todos

Pousada Castelo Alcácer do Sal - Historic Hotel

de 33
ver todos
Acessos: A 59 km de Setúbal. A12, A2, IC1.

Trata-se de uma Pousada Histórica Design. A Pousada D. Afonso II encontra-se edificada no Castelo de Alcácer do Sal. Aqui podemos testemunhar vestígios deixados por importantes culturas, tais como a Fenícia, a Árabe ou a Romana. Encontra-se envolvida por uma bonita paisagem que engloba o percurso do Rio Sado.

Estilo: Special Places
Localização: Cidade/Vila
Nº de camas: 70
Nº de quartos: 33
Nº de suites: 3
Observações: Organizam festivais medievais na antiga igreja para um mínimo de 40 pessoas.
Período de funcionamento: Todo o ano.
Acessibilidade de deficientes motores: Acessibilidade fácil
Morada: Castelo de Alcácer do Sal
Código Postal: 7580 197 ALCÁCER DO SAL
Tel: 265613070
E-mail: guest@pousadas.pt
Site: www.pousadas.pt/pt/hotel/pousada-alcacer?_ga=1.22188850.863714184.1491322926
Distrito: Setúbal
Concelho: Alcácer do Sal
Freguesia: Santiago

Pousada D. Afonso II - Alcácer do Sal


Venha conhecer uma das mais espantosas intervenções arquitectónicas no nosso património histórico. Aproveite e durma lá.


Paula Oliveira Silva

Se é quietude que procura seja muito bem-vindo à pousada histórica nascida do antigo Convento de Nossa Senhora de Ara Caeli e abrigada pelas muralhas do castelo árabe. Mesmo que lá fora esteja uma tempestade, aqui dentro reina a bonança.

Esqueça o som do crispar das espadas que poderia associar a uma fortaleza e concentre-se no silêncio que é mesmo de convento. Porém, fica já com um aviso. A ideia não foi reconstruir o espírito da época mas assumir o novo.

O antigo enlaçou o moderno com uma habilidade espantosa. As operações cirúrgicas ao interior e estéticas do exterior vieram reabilitar esta zona coberta de História. Teve este local ocupação antiga desde tempos que nem a memória histórica pode precisar com exactidão. Os trabalhos de investigação arqueológica nos subterrâneos da pousada mostram isso mesmo. E se espreitar pela cúpula ao centro do claustro imagina muito mais.

Este pode ser o ponto de partida para a exploração desta pousada baptizada com o nome de Afonso II. Se não tiver o sentido de orientação afinado vai “ver-se à nora”. Nada que não tenha solução. Perde-se duas ou três vezes e aprende a lição por conta própria. Quebra a monotonia e conhece “esconderijos” que não sabia existirem ainda que pensasse já conhecer todos os cantos à casa.

Reserve o elevador apenas para o peso da bagagem e ande pelo próprio pé. Irá descobrir becos e esquinas com alguma peça que lhe chame a atenção. Siga-nos a pista e procure na galeria do claustro pequenos oratórios com pinturas antigas e imagens sacras.

Escolha uma sala para descansar onde possa amarrar os olhos numa tapeçaria, quadro ou escultura e molhe a garganta no bar. Os que esqueceram o livro em casa, podem procurar leituras na sala dedicada ao tema. Sirva-se à vontade.

Se por acaso abrir alguma porta e deparar com a antiga igreja, entre que não vai interromper nenhuma missa. Actualmente a celebração é de outro cariz. É neste cenário que têm lugar os jantares medievais. Mas atenção que só se fazem para grupos e mediante marcação.

2004-01-20
Seja o primeiro a avaliar
Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora