Goethe Institut Portugal

O Goethe-Institut é o representante cultural da Alemanha em Portugal. Tem como missão promover o conhecimento da Língua Alemã no estrangeiro e fomentar a colaboração cultural a nível internacional. Transmite uma visão abrangente da Alemanha, através de informações sobre a vida política, social e cultural alemã. Em Portugal, o Goethe-Institut contribui para a preservação da diversidade cultural na Europa e promove a descoberta de semelhanças entre os vários países, em estreita colaboração com os parceiros portugueses e com os Institutos Culturais de outros países europeus.

Morada: Campo dos Mártires da Pátria 37
Código Postal: 1169 016 LISBOA
Tel: 218824510
E-mail: info@lissabon.goethe.org
Site: www.goethe.de/portugal
Distrito: Lisboa
Concelho: Lisboa
Freguesia: Pena

Goethe-Institut - Lisboa


Como se diz amor em alemão?


Alda Rocha

A relação já vai longa, chegando este ano ao meio século. O Goethe-Institut quer mesmo fazer desta data a celebração das bodas de ouro, porque aos fins de todos estes anos já é uma espécie de casamento que o une a Lisboa.

Há quem lhe passe à porta vezes sem conta, desconhecendo que, atravessando o edifício, o espera um simpático jardim, onde inclusive se servem refeições.

O Goethe-Institut há muito que está no Campo Mártires da Pátria, paredes meias com a Embaixada da Alemanha, depois de ter conhecido uma primeira morada noutra zona de Lisboa.

Bem no meio do Go@the Garten, ergue-se um dragoeiro, cuja idade se conta já em séculos, tornando-o provavelmente um dos espécimes mais antigos deste espaço.

Nas mesas e cadeiras espalhadas entre as árvores aproveita-se o sol de outono, que ainda aquece, já depois das primeiras chuvas.

Muitas pessoas vêm da vizinha Faculdade de Ciências Médicas, além dos alunos dos cursos de língua alemã do próprio instituto.

É um pequeno oásis na cidade, onde até camas de rede esticadas entre os troncos convidam ao descanso.

Estamos no topo da colina que se ergue a nascente da Avenida da Liberdade e é curiosa a perspetiva do topo de muitos edifícios que se vislumbram à transparência das grades.

Nos meses de primavera e verão é também aqui que se podem apreciar as especialidades da gastronomia germânica servidas no Go@the Café.

Salsinha da Turíngia com chucrute, claro, mas também encontramos propostas que já cruzam influências mediterrânicas, além de uma opção vegetariana, diferente todos os dias.

2012-10-01
Seja o primeiro a avaliar
Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora