Casa da Prelada - D. Francisco de Noronha e Menezes

Ano de Construção: Séc. XVIII

Situada na freguesia de Ramalde, a Casa da Prelada e o jardim envolvente, onde se encontra um dos maiores labirintos de buxo da Península Ibérica, são parte integrante do maior conjunto paisagístico delineado pelo arquiteto italiano Nicolau Nasoni - a Quinta da Prelada. Até aos inícios do século XX, a Casa e a Quinta da Prelada pertenceram à família Noronha e Menezes. Em 1903, o último proprietário, D. Francisco de Noronha e Menezes, doou a propriedade à Misericórdia do Porto. Cumprindo a indicação do benemérito, a Misericórdia converteu a antiga residência num Hospital de Convalescentes, mais tarde Centro de Recuperação de Diminuídos Físicos e, por último, num lar da terceira idade. Após terem sido realizadas profundas obras de reabilitação, entre 2010 e 2013, a Casa é atualmente um espaço cultural que acolhe o Arquivo Histórico da Misericórdia do Porto, um Auditório, a Sala dos Provedores e várias áreas que estão preparadas para receber diversas iniciativas, como exposições, concertos e conferências. Do inventário arbóreo e arbustivo do jardim, salientem-se as tílias, os buxos, a araucária, os rododendros e as camélias japónicas.

Dia(s) de Encerramento: Sábados, Domingos, Feriados
Estilo Arquitectónico: Barroco
Horário de visita: Biblioteca e Salas de Leitura do Arquivo Histórico: de segunda a sexta-feira, das 09:15 às 12:15 e das 14:15 às 17:15 (arquivohistorico@scmp.pt).Casa e Jardim (visitas): de segunda a sexta-feira, das 09:00 às 12:30 e das 14:00 às 17:30 (casadaprelada@scmp.pt).
Observações: Entrada gratuita
Acessibilidade física: Entrada e acesso à sala possível por pessoas em cadeira de rodas, WC adaptado
Detalhe de acessibilidade física: Dispõe de elevador e de um WC adaptado, no rés-do-chão do edifício, com barras de transferência na sanita e com misturadora de manípulo longo no lavatório.
Morada: Rua dos Castelos 485
Código Postal: 4250 115 PORTO
Tel: 225071230
E-mail: casadaprelada@scmp.pt
Site: www.scmp.pt/PageGen.aspx?WMCM_PaginaId=1394
Distrito: Porto
Concelho: Porto
Freguesia: Ramalde
Seja o primeiro a avaliar
Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora