A Estação do Pinhão, um dos edifícios mais emblemáticos do Alto Douro vinhateiro, foi reconvertida numa Wine House, integrada no projecto de enoturismo da Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo. A loja para degustar e comprar vinhos oferece uma diversidade de objectos do mundo do vinho. O espaço engloba ainda um núcleo museológico, uma sala para jantares vínicos e cursos de formação.
Dia(s) de Encerramento: DomingosEx-libris patrimonial da região demarcada, a estação do Pinhão alberga numa das salas um cantinho que é uma homenagem ao vinho. Com direito a vista para o rio, desfrute de um Porto enquanto o comboio não parte do Pinhão.
Desde que abriu, em Junho de 2008, tem sido literalmente uma das paragens obrigatórias para quem passa pelo Pinhão. Falamos de uma casa de vinhos, também espaço gourmet, projecto turístico e cultural, que ocupou uma das salas da estação centenária para comercializar produtos locais.
Obviamente que o destaque são os vinhos, do Douro claro, com especial incidência nas iguarias da Quinta Nova, mas não só. Por ali encontra ainda compotas, chocolate, ervas para infusão, mel, rebuçados, azeite e utensílios variados.
Como não podia deixar de ser, há bibliografia a preceito que inclui a gastronomia, enologia, imagens e história, normalmente com direito a paisagem património mundial na capa. O espaço funciona também como cafetaria e inclui a venda de água, café, sumo de laranja e até gelados de marca com nome de origem dinamarquesa.
Pausa com vista
Estando numa zona privilegiada e tendo em conta os produtos Quinta Nova não faltam oportunidades para provas de vinho, a partir de 7 euros por pessoa.
Mas boas ideias são também uns menus designados por pausas. Uma é a Locomotiva e inclui sumo de laranja natural, bolo de chocolate, laranja ou pão-de-ló de limão.
Já a pausa Carruagem abarca a possibilidade de experimentar scones com doces produzidos na Quinta Nova e, na Travessia, pode optar entre uma selecção de queijos portugueses, prato de espadarte e salmão fumados ou por sanduíches (de frango, queijo brie, paio de lombo e salmão), para além de experimentar uma iguaria nortenha, a bola de azeite ou de carne.