de 180
ver todos

Restaurante Panorâmico do Hotel do Elevador

de 180
ver todos

Situado junto ao Santuário do Bom Jesus, no Hotel Elevador, é um restaurante com vista panorâmica, muito famoso pela cozinha tradicional minhota. Ao comando da cozinha está, desde julho de 2014, o chefe Álvaro Costa.

Acessos para deficientes: Sim
Ambiente e decoração: Espaço arejado, com muita luz natural. Na decoração predominam os tons pastel, num ambiente confortável, requintado e com serviço de qualidade. Situa-se num edifico do século XIX, totalmente remodelado em 1998.
Bar/Sala de espera: Bar
Dia(s) de Encerramento: Não encerra
Especialidades: Sopas: Sopa de legumes; Caldo verde. Peixe: Bacalhau à moda de Braga; Peixe no forno à Primavera; Arroz de tamboril; Bacalhau à Bráz; Bacalhau à Gomes de Sá; Bacalhau à Lagareiro; Bacalhau com natas; Bacalhau cozido; Filetes de pescada; Pataniscas de bacalhau; Bacalhau assado; Cataplana de marisco. Carne: Cabritinho assado no forno; Arroz de pato à Bracarense; Bife na pedra; Feijoada à transmontana. Doces: Sopa dourada; Pudim Abade de Priscos; Leite creme queimado.
Estacionamento: Sim
História: Edifício do século XIX, situado na estância turístico-religiosa do Bom Jesus. O Hotel Elevador deve o seu nome a um pitoresco elevador movido a água, ainda hoje em funcionamento.
Horário de Encerramento: 22:00
Lotação: 140
Necessidade de reserva: Aconselhável.
Preço Médio: 23.00
Recomendado para grupos: Sim
Sanitários para Deficientes: Sim
Serviços: Ar condicionado
Tipo de Restaurante: Internacional, Regional
Área para fumadores: Não Fumadores
Morada: Parque do Bom Jesus do Monte - Tenões
Código Postal: 4710 455 BRAGA
Tel: 253603400
E-mail: elevador@hoteisbomjesus.pt
Site: www.hoteisbomjesus.pt
Distrito: Braga
Concelho: Braga
Freguesia: Tenões

Hotel do Elevador


Começou por ser uma estalagem para os peregrinos que rumavam ao Bom Jesus do Monte. O hotel aparece já em ilustrações do séc. XVIII, como «Hotel Higiénico» ou «Grande Hotel». É sabido que a última família real portuguesa lá passava alguns dias em Agosto, atraída pelo parque, onde a Natureza instala o verde por todo o lado.


Álvaro Cúria

Chegando por uma estrada aos esses pelo monte acima, onde as curvas têm que ser feitas com cuidado já que o carro tende a sentir uma grande atracção pelo penhasco de mata densa, vemos logo no complexo do Bom Jesus o Hotel do Elevador. A sua fachada térrea faz lembrar a casa de uma quinta familiar, mas sabemos que estamos prestes a entrar no melhor miradouro de Braga. A expressão «ver Braga por um canudo» é mesmo dali: das janelas traseiras do hotel estende-se toda a cidade de Braga, raiando desde o centro até se perder nas recentes construções de fim de século. É impossível não referir o bafo quente que sentimos quando se abre a janela do quarto e se deixa a cidade entrar: a luz em tonalidades arroxeadas de um pôr-de-sol do Norte apenas se desfaz lá em baixo na cidade que está prestes a deitar-se para dormir.

Embora Braga defenda o seu título de terceira maior cidade do país, ali nada se sente de reboliço ou agitação. A noite é muito calma, uma vez que nos encontramos no topo e o barulho da cidade perde-se pelas encostas. Prometeram-nos que de dia vemos o mar, no litoral de Esposende, atrás dos montes. Avisaram-nos também que nos deixássemos imbuir pela atmosfera mística do local: trata-se de um santuário abraçado por um parque natural de extrema riqueza e diversidade. Acordar ali é único: se deixarmos a janela aberta só vemos céu, para baixo e para cima. Parece mesmo que chegámos ao tal abençoado destino, tamanha é a altura em que nos encontramos. Porém com a lucidez vem a lembrança: trata-se do Hotel do Elevador, existe a antiga estalagem dos peregrinos para conhecer por dentro. E depois do pequeno almoço, um passeio por um jardim francês. No piso térreo do hotel, filas de arbustos bem aparados intercedem pequenas plantas e flores cuidadosamente tratadas neste pequeno labirinto «à la Versailles», montra principal da sala de festas.

2002-10-08
Seja o primeiro a avaliar
Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora