de 16
ver todos

Restaurante Búzios da Pousada da Ria

de 16
ver todos

O cenário é deslumbrante, quase perfeito, com as águas calmas da ria como de fundo, e a cozinha é igualmente elevada, dando destaque às especialidades regionais. O restaurante Búzios ganhou a medalha de prata no concurso Gastronomia com Vinho do Porto.

Dia(s) de Encerramento: Não encerra
Especialidades: Carne: Perna de Pato confitada, Medalhões de novilho com molho de cogumelos. Peixes: Caldeirada de enguias com pimentos vermelhos e verdes, Filete de Dourada recheada em cama de legumes, Camarão tigre grelhado com molho pesto. Sobremesas : Crocante de Pêra caramelizada com molho de frutos vermelhos; Ovos moles, Bolo Mousse de chocolate com amêndoa torrada.
Estacionamento: Sim
Lotação: 80
Necessidade de reserva: Aconselhável.
Observações: Realiza eventos como casamentos baptizados, aniversários, entre outros.
Preço Médio: 23.00
Serviços: Ar condicionado, esplanada
Tipo de Restaurante: Portuguesa, Regional
Área para fumadores: Não Fumadores
Morada: Estrada Nacional 327 Bico do Moranzel
Código Postal: 3870 TORREIRA
Tel: 234860180
E-mail: recepcao.ria@pousadas.pt
Site: www.pousadas.pt
Distrito: Aveiro
Concelho: Murtosa
Freguesia: Torreira

Búzios (Pousada da Ria) - Torreira


Uma experiência inesquecível


Mafalda César Machado

Pousada especial

Nos anos áureos de sessenta, mais concretamente em Dezembro de 1962, quando a rede das Pousadas de Portugal contava apenas com duas décadas de existência e os seus projectos de investimento privilegiavam construções em locais que ainda hoje são únicos, pela paisagem portuguesa, era inaugurada a Pousada da Ria.

Num local, a Torreira, à época um paraíso. De verde e azul. E de branco, da areia imaculada das dunas desta que hoje, alguns estragos sofridos, se conta entre a paisagem protegida nacional.

Quem vai imaginar que, depois de percorrer uma das zonas menos interessantes do país (fiquemos apenas por esta adjectivação) vai encontrar uma vastidão de beleza azul, ora revolta pelo vento, ora espelhada pela luz do sol, pontuada pelas cores fortes de moliceiros perdidos e pela animação controlada de pescadores artesanais?

E melhor ainda, como se regredisse no tempo, passado o jardim cuidado, no seu recorte à moda dos anos sessenta, que se vai repetindo por outras pousadas de época próxima, se deparasse com uma casa literalmente construída em cima da água, onde o tempo poderia ter parado para descansar?

Não é exagerada a descrição e é da Pousada da Ria que se trata. Várias remodelações foram feitas, contando agora com 19 quartos, tendo lamentavelmente desaparecido o emblemático lago da entrada. Espécie de prolongamento entre paredes da estrutura da paisagem exterior. Mas o essencial está lá.

Azul a perder de vista

2006-08-23
Seja o primeiro a avaliar
Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora