de 1
ver todos

Praia Fluvial de Alcoutim (Pego Fundo)

de 1
ver todos

Praia fluvial muito procurada pelos habitantes locais e turistas, devido à boa qualidade das águas (tem Bnadeira Azul) e à beleza envolvente. Está classificada como "Praia Acessível" e tem vários serviços de apoio, como um bar, um parque de merendas e um circuito de manutenção.

Bandeira Azul: Sim
Observações: Praia Acessível. Atividades: Percurso de Manutenção, Passeios Pedestres, Voleibol
Serviços de apoio disponíveis: Praia vigiada, Bar, Parque de lazer
Tipo de praia: Fluvial
Título: Uma das melhores do concelho
Código Postal: 8970 ALCOUTIM
Tel: 281540500
E-mail: geral@cm-alcoutim.pt
Site: www.cm-alcoutim.pt
Distrito: Faro
Concelho: Alcoutim
Freguesia: Alcoutim

Praia Fluvial do Pego Fundo – Alcoutim


A banhos no campo


Nelson Jerónimo Rodrigues

Numa curva da ribeira dos Cadavais, próximo da foz com o Guadiana, esta praia fluvial de areias douradas é um segredo bem guardado entre a serra e a vila de Alcoutim. Às águas calmas e limpas desta zona balnear, certificadas pela Bandeira Azul, juntam-se várias infraestruturas em plena natureza. Venha mergulhar no Algarve profundo.

Em contraste com a paisagem dominante no interior algarvio, tantas vezes seca e agreste, a praia fluvial do Pego Fundo é um recanto verde, quase luxuriante, rodeado de canaviais, choupos e árvores frondosas. O acesso faz-se por uma estrada de pedra sempre a descer e à chegada somos recebidos por um jardim florido e bem cuidado com vários espaços que convidam ao descanso e ao lazer.

Ao fundo, já se avista a praia, cujo nome vem de um pego (parte profunda de um rio ou ribeira) existente no troço final da ribeira dos Cadavais, afluente do Guadiana que aqui é represado. As águas, provenientes da albufeira de Alcoutim, são renovadas diariamente e têm boa qualidade, como atesta a Bandeira Azul. Ao lado está hasteada outra, a bandeira Praias Acessíveis, atribuída apenas a zonas balneares adaptadas a pessoas com mobilidade reduzida.

As areias finas e douradas, bastante invulgares neste tipo de zona fluvial, surpreendem a maioria dos visitantes. De fato, não são destas paragens mas provenientes do litoral e renovadas todos os anos. Agradecem os banhistas que, além deste mimo, podem contar ainda com temperaturas de água bastante agradáveis. Tudo isto sem as habituais enchentes da costa algarvia e em pleno meio rural, ao som do chilrear dos pássaros e dos chocalhos das ovelhas.

Passeios, piqueniques e animação

Se a praia convida a mergulhos e banhos de sol, as outras infraestruturas garantem um dia bem passado, não só para quem procura paz e descanso mas também para os que gostam de mais atividade. Para estes há, por exemplo, um campo de vólei de praia e um circuito de manutenção (indicado sobretudo para os mais idosos), além de vários trilhos que convidam a passeios e caminhadas. 

Outro dos atrativos é o parque de merendes com churrasqueiras e mesas de madeira, ideal para fazer um piquenique romântico ou em família. E a ele junta-se a ainda o snack-bar (remodelado e aumentado este ano) que serve bebidas e refeições leves, como sandes, tostas ou hambúrgueres.  

Aberto até à meia-noite é um dos pontos de encontro preferidos de alcoutenejos e turistas, que aqui se juntam para desfrutar das sombras abundantes e das animadas noites de verão. Isto num ambiente que tem tanto de bucólico como de jovem e descontraído.

O presente e o futuro

Por ser um local tão privilegiado, a praia fluvial (e zona envolvente) é aproveitada regularmente pela população e autarquia para várias atividades e eventos. Entre eles destacam-se por exemplo a Feira de Artesanato de Alcoutim (junho), a Feira do Livro (agosto) e as Festas de Alcoutim (setembro) mas também costuma servir de palco a exposições, ações de sensibilização ambiental e eventos desportivos.

A câmara municipal tem grandes planos de futuro para o local e até já comprou um terreno vizinho que irá permitir o alargamento da zona balnear. É que apesar de ser desconhecida de muitos (algarvios incluídos) há dias em que o areal disponível torna-se escasso para tanta procura. A este projeto juntar-se-á ainda a construção de uma ponte pedonal sobre a ribeira, um circuito de manutenção e um parque de campismo.

E assim será possível passar os dias e as noites a dois passos da praia, desfrutando do Algarve natural na sua versão mais doce.

2013-07-25
Seja o primeiro a avaliar
Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora