Linhares da Beira - Aldeia Histórica

Hoje conhecida como Capital do Parapente, Linhares da Beira é uma antiga vila medieval já habitada desde a época dos romanos. Como marcas desses tempos existem várias sepulturas, um trecho da calçada romana e parte do edifício actualmente chamado Fórum de Linhares.
O seu castelo, Monumento Nacional reconstruído em 1291 durante o reinado de Dom Dinis, desempenhou um importante papel na defesa da Beira Alta durante os primórdios da nacionalidade. Daqui se avista uma boa parte do restante património histórico da localidade, onde se destacam também a igreja matriz de origem românica, que guarda três pinturas do mestre português Grão Vasco, o pelourinho manuelino, a casa da câmara, com armas reais de Dona Maria, o solar Corte Real, construção barroca do século XVIII e o solar Brandão de Melo, edifício neoclássico do século XIX.

Locais de Interesse: Castelo classificado de Monumento Nacional, que a 800 metros de altitude domina todo o vale do Mondego; Igreja Matriz, com três quadros atribuídos a Grão Vasco, Casa da Câmara, pelourinho quinhentista; Solar Pina de Aragão; Solar Corte Real e Igreja da Misericórdia.
Número de habitantes: 160
Título: Do passado romano ao presente radical
Código Postal: 6360 080 LINHARES CLB
Distrito: Guarda
Concelho: Celorico da Beira
Freguesia: Linhares
Seja o primeiro a avaliar
Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora