de 78
ver todos

Hotel do Mar

de 78
ver todos

Na vila piscatória de Sesimbra, o Hotel do Mar encontra-se harmoniosamente situado numa colina, frente à praia, com uma vista fabulosa sobre o mar. Todos os quartos têm vista mar. O restaurante panorâmico serve cozinha tipicamente portuguesa, baseada em especialidades locais e regionais. Existem três bares (Panorâmico, Bar da Piscina e Snack Bar) e uma piscina interior aquecida.

Categoria: 4 estrelas
Hotéis nacionais pertencentes ao grupo: Hotel Apartamento Estoril Eden, Hotel Palácio do Estoril
Localização: Beira-mar
Nº de camas: 340
Nº de quartos: 168
Nº de suites: 8
Cadeia / grupo de hotéis:: Grupo Soteis
Acessibilidade de deficientes motores: Acessibilidade condicionada
Morada: Rua General Humberto Delgado 10
Código Postal: 2970 628 SESIMBRA
Tel: 212288300
E-mail: hoteldomar@hoteldomar.pt
Site: www.hoteldomar.pt
Distrito: Setúbal
Concelho: Sesimbra
Freguesia: Santiago (Sesimbra)

Hotel do Mar


Acordar junto ao mar é sempre boa ideia. Desta vez, num dos hotéis mais “históricos” de Sesimbra.


Paula Oliveira Silva

De olhos postos no mar

O piano esta noite não toca e a melodia que se sente vem do mar. Tem mística este pedaço de azul. Impressionante como o seu barulho chega tão nítido aqui, à varanda de madeira do bar. O hotel contempla-o de frente e por causa disso virou costas ao castelo, guardião destas terras e do mar, mas de vizinhança incompatível. Soube sobreviver aos diversos ataques inclusive do terramoto de 1755 e actualmente pouco lhe custa a invasão de turistas.

Quem tem a sorte de ver a fortaleza e sentir o mar é quem navega naquele ponto luminoso que nada mais é que um barco junto à costa. A euforia do Verão já lá vai e à noite o areal não recebe gente. Esta simpática estrutura de madeira sem vidros proporciona as vistas nocturnas de Sesimbra, mas depois são as palmeiras que crescem em altura que tapam ligeiramente a visão. A isto se chama jardim suspenso.

Para início de serão nada mau. Com o atractivo de continuar com os olhos postos na paisagem, seguiu-se o jantar no restaurante do hotel, no último andar. Já se sabe, aquela mesma vista. Quando o motivo é o mar, Portugal oferece perspectivas invejáveis.

É espantoso como as luzes lá fora tornam qualquer local bonito e ainda para mais aqui há a particularidade do terreno. O hotel foi construído em socalcos e desce de tal forma que quase chega ao mar. Para ser precisa, apenas a estrada o separa do azul do oceano. É só um instante e já se está na praia. De Verão dá para vir espreitar a cor da bandeira e decidir então se preferimos a água do mar ou a das piscinas.

Atravessando o mármore da recepção que faz ecoar os nossos passos, chego à alcatifa vermelha do restaurante que abafa o som. Há música no ar, mas está tão calma e baixa que há-de haver gente que não deve ter reparado. Famílias reúnem-se para a refeição e poucas são as mesas de casais. Parece ser um hotel familiar. Sesimbra é terra de boa mesa e este restaurante sabe disso muito bem. As carnes são de aconselhar mas o peixe sempre fresco é o que mais dá que falar.

Como antigamente

É talvez dos pormenores que mais chamam a atenção, as paredes mal alisadas nas áreas mais antigas do hotel, inclusivamente nos quartos. Quem olhar atentamente para as formas consegue descortinar o formato de conchas de vários tamanhos, mas elas nunca lá estiveram. Cada quarto da ala mais antiga tem ainda interruptores para chamar a empregada, isto remontando, claro, ao tempo em que havia quase uma empregada para cada família. Hoje tem-se o room service, muito mais prático.

2003-10-14
Seja o primeiro a avaliar
Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora