PORTUGAL FAZ-LHE BEM

de 20
ver todos
Ver
mapa

Festa do Senhor de Matosinhos

de 20
ver todos

A Festa do Senhor de Matosinhos é um momento alto entre as romarias do norte do país que decorre entre Maio e Junho. São cerca de três semanas de festividades religiosas e actividades lúdicas, culturais e desportivas. A Igreja do Bom Jesus de Matosinhos, a procissão ao Senhor do Padrão, o artesanato, o fogo de bonecos e de artifício, os carrosséis, as farturas e a sardinha assada são algumas das faces visíveis desta festa popular.

A imagem

É em Matosinhos que podemos contemplar a imagem do Bom Jesus de Matosinhos, aquela que para muitos é a mais antiga imagem de Cristo crucificado existente em Portugal, datada do séc. XIII e objecto de fortíssima devoção desde a Idade Média. No ano 124 que, segundo a lenda, as águas do oceano depositaram na praia desta localidade uma belíssima imagem de Jesus na cruz esculpida em madeira, poucos anos antes, por Nicodemos, testemunha privilegiada dos últimos momentos da vida de Cristo sendo, por isso, considerada uma cópia fiel do rosto de Cristo. Dada a sua importância histórica é uma imagem que muito raramente, momentos de particular aflição, sai do interior da igreja de Matosinhos, pelo que é uma réplica que habitualmente é usada na procissão integrada nas festas do Senhor de Matosinhos. A imagem do Bom Jesus de Matosinhos, com dois metros de altura, domina o belíssimo altar-mor da Igreja de Matosinhos.

A Igreja
Igreja barroca de planta em cruz latina, de três naves e capela-mor rectangular, ricamente decorada a talha dourada. A construção da Igreja de Matosinhos, classificada como imóvel de interesse público iniciou-se no séc. XVI e tem sido, desde então, objecto de inúmeras alterações. Destacam-se as do período barroco, no século XVIII, nomeadamente o notável revestimento em talha dourada de toda a capela-mor e a edificação de uma nova fachada, da autoria do famoso arquitecto italiano Nicolau Nasoni. Estas obras foram realizadas graças às abundantes e generosas ofertas prometidas pelos emigrantes que faziam fortuna no Brasil e às ofertas da gente do mar nas aflições da sua labuta. É, hoje, a Igreja Matriz de Matosinhos e o coração da devoção ao seu Santo Padroeiro.

Data e periodicidade: Domingo do Espírito Santo / Anual
Título: Uma das mais famosas festas do norte
Morada: Avenida Dom Afonso Henriques
Código Postal: 4450 MATOSINHOS
Tel: 229397988
Distrito: Porto
Concelho: Matosinhos
Freguesia: Matosinhos
Seja o primeiro a avaliar